• LOGIN
    • Nenhum produto no carrinho.
Foto de perfil

O BARALHO CIGANO É IGUAL AO TARÔ?

Texto escrito originalmente por Bruno Cobbi

A resposta curta seria “não, eles são baralhos diferentes”. A completa está a seguir.
Dizer que é igual é um exagero de simplificação — é como dizer que você e o seu tataravô são a mesma pessoa.

O mais adequado é dizer que as cartas ciganas são derivadas do tarô.

O ovo ou a galinha?

Não se sabe ao certo se as cartas ciganas são uma adaptação do baralho Le Normand ou vice-versa.

O que se sabe é que todos os baralhos (incluindo esse quem vende na padaria da esquina da sua casa) são originários do Tarô Tradicional. Esse da padoca, aliás, serve como substituto para a vasta maioria dos arcanos menores de muito baralho vendido como tarô por aí. Muitos alegam que a palavra “tarô” vem de “taru”, que significa “baralho” em hindu antigo, mas há controvérsias.

Entretanto, embora sejam derivados, o baralho cigano e o tarô tradicional funcionam de um jeito bem diferente — assim como você e o seu tataravô, rs.

A grosso modo, dá pra dizer que as cartas ciganas são o “baralho limpo” do tarô comum. Por isso são uma ótima porta de entrada para quem quer começar a estudar.

“Baralho ‘limpo’? Quer dizer que o tarô é ‘sujo’, tio Bruno?”

Não, meu jovem. Falamos que um baralho está “limpo” quando tiramos as cartas “sobressalentes”. Só isso.

A explicação mais aceita para essa “limpeza” no baralho é que os ciganos não podiam carregar arcanos maiores na época da inquisição — na verdade, ninguém podia — então se livraram deles. Ficaram só com as cartas do baralho austríaco que os corinthianos camponeses usavam pra jogar coisinhas mundanas.

O Baralho Austríaco usava 22 trunfos (derivados dos arcanos maiores do tarô), mais 36 outras cartas: os 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A dos 4 naipes. Como os trunfos começaram a chamar a atenção, foram abandonados. Daí surgiram milhares de outros jogos com essas 36 cartas. Acredita-se que os ciganos, adaptáveis como são, deram um “jeitinho” de usar esse baralho mais restrito para substituir o tarô completo.

Como? As shuvani (as matriarcas rom) resgataram a correlação com os arcanos menores e agregaram a cada uma das cartas restantes toda a simbologia cultural que os ciganos detinham. Por isso que o baralho cigano também é importante para os estudiosos veteranos no tarô tradicional — ele amplia o repertório sobre cada um dos arcanos menores correspondentes.

É importante dizer que por conta dessa simplicidade do baralho cigano — e, muitas vezes, pela sua origem também — , muitos estudiosos “marginalizam” o seu uso.

Na minha opinião isso é uma bobagem.  A Apple provou que aquilo é simples de ser usado é extremamente complexo para ser criado. Leonardo da Vinci que o diga.

Eu mesmo fiz o caminho inverso à grande maioria dos estudiosos de baralho cigano: aprendi primeiro o tarô tradicional e só depois as cartas ciganas — e me encantei!

Lógico que, como em qualquer estudo sério, é preciso pesquisar e praticar muito para aprimorar sempre, mas entre os meus alunos, o baralho cigano já se provou uma ótima ferramenta para estudiosos de diversas áreas do ocultismo no geral.

Quer aprender a jogar e ler o Baralho Cigano? Clique no banner abaixo e se inscreva agora no curso 100% online e certificado. O inicio é imediato.

baralho-cigano-ead-eadeptus

  • otima explicacao!!

  • Para mim ambos são importantes, o cigano pela facilidade na leitura e o tarot pelas correspondências detalhadas das energias do universo.

  • Hmm vou aprender o baralho cigano assim que puder =D

  • Qual o nome do baralho que ilustra o artigo?

    @PH_Alves – Esse é o Baralho Lenormand Clássico.

  • Tenho muito interesse em conhecer o Baralho Cigano. Mas ainda preciso aprimorar meus conhecimentos no Tarot. Como comecei primeiro por este, gostaria de entendê-lo melhor antes de passar para outro tipo de baralho.

© COPYRIGHT 2017 - EADEPTUS

Login

Register

FACEBOOKGOOGLE Create an Account
Create an Account Back to login/register